Comissão de Ética

Uso de Animais

Como Submeter

 
ATENÇÃO: A CEUA do IMS/CAT - UFBA só pode avaliar projetos que serão executados neste Instituto, o IMS/CAT – UFBA, e sob a responsabilidade principal de pesquisadores também deste Instituto. Para os casos de projetos que serão realizados em locais que não são passiveis de credenciamento no CONCEA, como fazendas particulares, residências, entre outros, é necessário que o responsável principal seja pesquisador deste Instituto.
 

Resolução Normativa CONCEA nº 51/2021 - "Art. 7º Compete às CEUAs: VI - examinar previamente os protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e de projetos de pesquisa científica a serem realizados na instituição à qual esteja vinculada, para determinar sua compatibilidade com a legislação aplicável."

Resolução Normativa CONCEA nº 55/2022, item 4.6. "Atividades de ensino ou de pesquisa científica que incluem animais não podem ser iniciadas antes da aprovação e autorização da CEUA da instituição em que os animais estarão sob análise. Exceção: quando estas atividades forem realizadas em localidades não passíveis de credenciamento pelo CONCEA, a autorização deve ser emitida pela CEUA da instituição do professor ou pesquisador responsável antes do início das atividades".

 

A submissão de projetos de pesquisa e de atividades de ensino envolvendo experimentação animal à CEUA - IMS/CAT - UFBA deverá ocorrer através do envio da documentação requerida via e-mail para o endereço: ceuaimsufba@ufba.brNo campo Assunto do e-mail deve ser adicionado o título: "Submissão de Projeto à CEUA - IMS/CAT - UFBA".

 

Verifique a documentação requeriada clicando em um dos links a seguir, a depender do seu tipo de submissão:

 

Submissão de Novo Protocolo de Pesquisa

 

Submissão de Emenda (Qualquer alteração ou adendo em Protocolos já aprovados)

 

Orientamos aos pesquisadores que, no lugar da submissão de projetos pequenos e que são fragmentos do que poderia ser um só, optar pela construção de projetos "guarda-chuva", englobando dessa forma uma  abordagem mais completa.

 

OBS.: Os projetos submetidos passarão por uma primeira apreciação e, caso necessário, serão feitas apenas mais duas reapreciações de um mesmo projeto. Àqueles que após a segunda reapreciação não se adequarem às solicitações requeridas será atribuído parecer "Não Aprovado". Nesse caso, o pesquisador deve apresentar novo projeto, iniciando um novo protocolo.